VILA ISABEL

História do Bairro

 

O bairro surgiu do espírito empreendedor de João Batista Viana Drummond, futuro Barão de Drummond. Conquistou suas terras da Imperial Quinta do Macaco após a promulgação da Lei do Ventre Livre em 28 de setembro de 1871, que libertava os escravos da propriedade. Por conta disso, deu às ruas e praças do local nomes e datas alusivos à causa, como o Boulevard 28 de Setembro.

 

Atualmente, o local se chama Vila Isabel, por onde passam as principais avenidas Engenheiro Otacílio Negrão de Lima, Professor Manoel de Abreu e Maxwell, rua do Hotel Corinto.

 

Com maior desenvolvimento, áreas de lazer tomaram conta do espaço e ficam bem próximas ao hotel, como é o caso do Shopping Tijuca (2,5km) e da Praça Varnhagem (3km), que contém os melhores bares da região.

Música e poesia

 

O bairro conhecido como berço de inúmeros poetas e compositores, como Noel Rosa.

 

No largo de entrada do Boulevard 28 de Setembro, que fica a 2km de distância do hotel, é possível encontrar uma estátua desse famoso compositor.

 

Martinho da Vila também foi um destaque. Sambista, cantor, compositor e escritor, fez questão de adicionar o nome do bairro ao seu quando criou seu nome artístico.

Samba

 

O bairro sedia a escola de samba Vila Isabel, fundada por Seu China (Antônio Fernandes da Silveira), egresso do Salgueiro. De cores azul e branca, o que era apenas um bloco, em 1946 se consagrou com uma escola de samba desfilando na Marquês de Sapucaí, a famosa avenida do samba que fica a 9km do hotel.
Desde então, seu nome passou a ser Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Vila Isabel e sua quadra de samba fica a apenas 1,2 km do Corinto.
Além dela, outras escolas estão ao redor do hotel, como a Quadra da Escola de Samba do Salgueiro (2km) e da Mangueira (7km).
Para os foliões, o bairro é o coração da cidade, com diversos blocos de rua e proximidade com os principais pontos de festa. E o Corinto fica próximo a isso tudo.
Estando a apenas 3km dos metrôs Uruguai e Saens Peña.

Maracanã

 

O Maracanã é o estádio mais famoso do mundo. Já sediou diversos jogos, duas finais de Copa, é casa de grandes comemorações e até palco de shows históricos. É o principal ponto de encontro do carioca, que ama futebol, e é um dos principais cartões postais da cidade. E o melhor: fica a apenas 2km do Corinto. O motivo perfeito para aproveitar as experiências do estádio e ainda finalizar o dia no hotel.

×